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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Normas Escolares - 2013



                     
 Colégio Técnico Dom Vital - Normas Escolares - 2013     

   
         “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Jean Piaget

DIREITOS DO ALUNO:

1-  Encontrar na Escola ambiente adequado ao estudo, respeito, disciplina e amizade;
2-  Receber orientação para uma boa formação moral e intelectual;
3-  Participar de todas as atividades educacionais, pedagógicas, culturais, recreativas, esportivas e religiosas, dentre outras, sugeridas pela Escola;
4-  Utilizar as dependências, equipamentos e mobiliários do Colégio, mediante a  autorização do setor competente: (será assinado um termo de responsabilidade);
5- Ter aulas com professores capacitados, assíduos, pontuais e idôneos;
6- Ser protegido contra agressões físicas ou morais nas dependências da escola;
7- Receber ajuda em casos de acidente no ambiente escolar;
8- Solicitar transferência em qualquer época do ano, desde que autorizado pelos responsáveis;
9- Tomar conhecimento das normas e determinações da Escola;
10- Solicitar, no prazo máximo de 72 horas, a reposição de avaliações escolares, apresentando justificativa da falta, com a presença dos responsáveis;
11-   Receber, no prazo determinado pelo calendário escolar da Escola, as informações do rendimento escolar, incluindo-se aí as notas referentes a avaliações.

DEVERES DO(A) ALUNO(A)

Os alunos do Colégio Técnico Dom Vital devem observar as normas estabelecidas pela Instituição, tanto no que se refere ao seu comportamento e suas atitudes em relação aos participantes desta comunidade, quanto em relação ao seu desempenho escolar. Desta forma, as normas serão agrupadas em: comportamentais, que se referem às atitudes e postura que se espera do aluno deste colégio e pedagógicas, que são as regras relativas ao processo de aprendizagem dos alunos.

COMPORTAMENTAIS:

1 – Devem ter a consciência de que a pontualidade é uma virtude. Por isso devem se educar a bem cumprir os horários estipulados pela Instituição: Horário e Frequência: a 1ª aula tem início às 7h5min, com carência de 10 minutos. O aluno só poderá chegar atrasado até a 2ª aula, não sendo permitido seu atraso para a 3ª aula, a não ser em casos especiais, previamente comunicados;
2 -  FARDA - Participar das aulas com uniforme completo, no horário de qualquer aula, inclusive de Educação Física; (VAMOS COBRAR EM 2013, MASCULINO E FEMININO), em horário oposto por ocasião das atividades extras apresentar-se bem trajado, com camisas que o identifique como aluno desta Escola, não sendo permitido o uso de shorts, camisetas regatas, bonés, saias curtas e blusas decotadas;
Todos os alunos do ensino médio deverão usar calçados fechados pretos ou brancos  (nunca sandália de dedo), calça jeans azul e camiseta da escola.
3. É obrigatório estar sempre nas aulas, evitando circular pelos corredores, em portas de salas de aulas, sala de professores, secretaria e outras dependências; é proibido gritar, fazer algazarra, realizar gestos obscenos, e outras atividades, desrespeitosas, alheias para com o ambiente escolar;
4 -  Responsabilizar-se totalmente pelo seu material didático e objetos de uso pessoal, evitando deixá-los em qualquer lugar da Escola e, consequentemente perdê-los. A escola não assumirá nenhuma responsabilidade sobre estes objetos perdidos ou deixados indevidamente em suas dependências; cada aluno(a) tem obrigatoriamente a  responsabilidade de cuidar de seus pertences; também sendo descabido trazer objetos de valores que não interessem ao uso no processo de ensino-aprendizagem;

5 -  Respeitar os professores, funcionários e colegas, jamais dirigindo a qualquer um deles grosseria, palavrões ou gestos inadequados. É proibido o namoro nas dependências da Escola e suas imediações, bem como brincadeiras que abonem a conduta dos colegas. Adverte-se: Bullying é crime e, por isso, qualquer discente que se sentir ameaçado, deverá procurar a Direção a fim de serem tomadas as providências cabíveis;
6 – Lembrar-se de manter constantemente o respeito e o comportamento adequado a um ambiente formado por adultos, adolescentes e crianças; sendo por isso proibido o namoro, sentar-se no chão, nas mesas ou no colo um do outro;
7 – Adotar comportamento adequado em toda e qualquer prática escolar, observando que será considerado ato indisciplinar: atrapalhar o andamento das aulas; faltar com respeito à Direção, aos professores, colegas e funcionários; apresentar conduta imprópria nas dependências da Instituição;
8 – Fica proibida qualquer espécie de comemoração com práticas abusivas aniversário, por exemplo) no interior do Colégio. Caso haja insistência, haverá punição mediante as normas;
9 -  Colaborar com a preservação do Patrimônio Escolar e todo o material utilizado em sala de aula ou áreas de entretenimento. Manter limpo e organizado todo o ambiente da Instituição;
10 -  Ocupar a sua carteira na sala de aula, evitar a troca de lugares e o uso de corretivo para rabiscar qualquer objeto dentro da sala, principalmente carteiras. O uso do corretivo é proibido nesta Escola;
11 -  Manter-se em sala de aula, respeitando o professor e os colegas; não deverá sair de sala sem autorização prévia do professor, bem como esperá-lo em sala de aula entre um intervalo e outro. É terminantemente proibido tomar água, ausentar-se da sala de aula a cada troca de professor.
12 – Portar o material solicitado para as aulas (dicionários, por exemplos); observar e cumprir os acordos firmados com os professores no sentido de cumprir as determinações;
13 - Evitar apelidos e frases pejorativas e similares no ambiente escolar, como também manter, conservar a sala de aula limpa, com tudo mantido na mais perfeita ordem no ambiente;

14 -  Não será permitida a saída do aluno no horário das aulas (apenas em extrema necessidade fisiológica ou de saúde). Qualquer saída só poderá ser realizada  mediante autorização do pai, mãe  ou responsável, de preferência feita por documento assinado pelo mesmo(a); assim, o  aluno só poderá ausentar-se da Escola mediante autorização prévia dos pais, cabendo a estes entrarem em contato com a Coordenação  e autorizar ou não a saída do mesmo;

15 - Fica proibido o uso de chiclete, ou similar, em todas as atividades e dependências da escola (classe ou extra-classe), bem como jogos que não sejam educativos ou desportivos;

16 - Trazer atestado médico quando precisar faltar por questões de saúde, bem como para abonar as faltas pertinentes às atividades práticas da disciplina de Educação Física (obrigatória); 

17 – Fica terminantemente proibido o uso de celular ligado na sala de aula por alunos e professores, bem como no pátio, em qualquer horário, com músicas ou barulhos similares;

18 - Entregar aos responsáveis as comunicações enviadas pela escola, devolvendo à Secretaria as confirmações de recebimento devidamente assinadas;

19 – No caso de precisar faltar avaliação por questões de saúde, ou outro motivo justo, no prazo máximo de 72 horas, o aluno deve entregar à Coordenação o requerimento solicitando à Direção da Escola a autorização para fazer a REPOSIÇÃO de provas.  O requerimento deve especificar a disciplina, nome do professor, conter a assinatura do aluno e seu responsável, e tem o custo determinado de R$ 5,00 (cinco reais) por avaliação perdida e justificada; a reposição de provas só será feita com atestado médico ou em caso de justificativa extrema;

20. Fica proibido fazer uso de qualquer aparelho eletrônico (dentre os quais: walkman, smartphone, disc man, mp3, iPod, câmara digital, filmadora, aparelho celular e semelhantes). Tal prática será observada em todos os setores do Colégio, inclusive em sala de aula pelos professores. Desta forma, o aluno que utilizá-los inadequadamente será retirado de sala e o equipamento será entregue à Direção, sendo que a retirada do mesmo, só poderá ser feita exclusivamente pelos responsáveis.

PEDAGÓGICAS

1.Respeitar e acatar as determinações dos professores;
2. Efetuar as tarefas solicitadas pelos professores;
3. Entregar trabalhos e tarefas nos prazos estipulados;
4. Utilizar devidamente o material didático;
5. Participar das atividades propostas pelo Sistema Objetivo de Ensino (uso do portal);
6. Participar das atividades propostas pelo professor durante as aulas;
7. Cumprir os períodos, prazos referentes à realização de tarefas passadas pelos professores;
8. Apresentar-se, quando convocado pelo professor, pela Coordenação ou Direção;
9.Cumprir todas as responsabilidades pertinentes ao bom andamento das atividades do grupo.

MEDIDAS DISCIPLINARES A SEREM APLICADAS MEDIANTE INFRAÇÕES DISCENTES
 
. 1ª Ocorrência – Advertência verbal;
. 2ª Ocorrência – Suspensão de 1 dia;
. 3ª Ocorrência – Suspensão de 3 dias;
. 4ª Ocorrência – Suspensão de 5 dias;
. 5ª Ocorrência – Transferência.
 
        Toda medida disciplinar será oficializada aos pais e ou responsáveis. Em caso de suspensão a entrada do(a) aluno(a) estará condicionada à presença dos pais e/ou responsáveis.
        Comportamento(s) inadequado(s) de um grupo de alunos ou classe(s), cujos responsáveis não sejam identificados, sofrerá(ão) penalidade coletiva, a ser aplicada conforme a gravidade do ato. A Direção avaliará e tomará todas as medidas cabíveis.
OBSERVAÇÕES:
. O(A) aluno(a) com celular ligado em hora de prova terá a sua avaliação anulada, recebendo, de imediato, nota zero;
. Os preparativos, encaminhamentos para a colação de grau do 3º ano do ensino médio serão mediados pela Direção da Escola, comissão representativa dos alunos e de pais.

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