Colégio
Técnico Dom Vital - Normas Escolares - 2013
“A
principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas
novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que
sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar
mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a
elas se propõe.” Jean Piaget
DIREITOS DO ALUNO:
1- Encontrar na Escola ambiente adequado ao estudo, respeito, disciplina e amizade;
2- Receber orientação para uma boa formação moral e intelectual;
3- Participar de todas as atividades educacionais, pedagógicas, culturais, recreativas, esportivas e religiosas, dentre outras, sugeridas pela Escola;
4- Utilizar as dependências, equipamentos e mobiliários do Colégio, mediante a autorização do setor competente: (será assinado um termo de responsabilidade);
5- Ter aulas com professores capacitados, assíduos, pontuais e idôneos;
6- Ser protegido contra agressões físicas ou morais nas dependências da escola;
7- Receber ajuda em casos de acidente no ambiente escolar;
8- Solicitar transferência em qualquer época do ano, desde que autorizado pelos responsáveis;
9- Tomar conhecimento das normas e determinações da Escola;
10- Solicitar, no prazo máximo de 72 horas, a reposição de avaliações escolares, apresentando justificativa da falta, com a presença dos responsáveis;
11- Receber, no prazo determinado pelo calendário escolar da Escola, as informações do rendimento escolar, incluindo-se aí as notas referentes a avaliações.
DEVERES DO(A) ALUNO(A)
Os alunos do Colégio Técnico Dom Vital
devem observar as normas estabelecidas pela Instituição, tanto no que se refere
ao seu comportamento e suas atitudes em relação aos participantes desta
comunidade, quanto em relação ao seu desempenho escolar. Desta forma, as normas
serão agrupadas em: comportamentais,
que se referem às atitudes e postura que se espera do aluno deste colégio e pedagógicas, que são as regras
relativas ao processo de aprendizagem dos alunos.
COMPORTAMENTAIS:
1 – Devem ter a consciência
de que a pontualidade é uma virtude. Por isso devem se educar a bem cumprir os
horários estipulados pela Instituição: Horário e Frequência: a 1ª aula tem
início às 7h5min, com carência de 10 minutos. O aluno só poderá chegar atrasado
até a 2ª aula, não sendo permitido seu atraso para a 3ª aula, a não ser em
casos especiais, previamente comunicados;
2 - FARDA - Participar das aulas com uniforme completo, no horário de
qualquer aula, inclusive de Educação Física; (VAMOS COBRAR EM 2013, MASCULINO E
FEMININO), em horário oposto por ocasião das atividades extras apresentar-se
bem trajado, com camisas que o identifique como aluno desta Escola, não sendo
permitido o uso de shorts, camisetas regatas, bonés, saias curtas e blusas
decotadas;
Todos os alunos do ensino médio deverão usar
calçados fechados pretos ou brancos
(nunca sandália de dedo), calça jeans azul e camiseta da escola.
3. É obrigatório estar sempre nas
aulas, evitando circular pelos corredores, em portas de salas de aulas, sala de
professores, secretaria e outras dependências; é proibido gritar, fazer
algazarra, realizar gestos obscenos, e outras atividades, desrespeitosas,
alheias para com o ambiente escolar;
4 - Responsabilizar-se
totalmente pelo seu material didático e objetos de uso pessoal, evitando
deixá-los em qualquer lugar da Escola e, consequentemente perdê-los. A escola
não assumirá nenhuma responsabilidade sobre estes objetos perdidos ou deixados
indevidamente em suas dependências; cada aluno(a) tem obrigatoriamente a responsabilidade de cuidar de seus pertences;
também sendo descabido trazer objetos de valores que não interessem ao uso no
processo de ensino-aprendizagem;
5 - Respeitar os professores, funcionários e colegas, jamais dirigindo a qualquer um deles grosseria, palavrões ou gestos inadequados. É proibido o namoro nas dependências da Escola e suas imediações, bem como brincadeiras que abonem a conduta dos colegas. Adverte-se: Bullying é crime e, por isso, qualquer discente que se sentir ameaçado, deverá procurar a Direção a fim de serem tomadas as providências cabíveis;
5 - Respeitar os professores, funcionários e colegas, jamais dirigindo a qualquer um deles grosseria, palavrões ou gestos inadequados. É proibido o namoro nas dependências da Escola e suas imediações, bem como brincadeiras que abonem a conduta dos colegas. Adverte-se: Bullying é crime e, por isso, qualquer discente que se sentir ameaçado, deverá procurar a Direção a fim de serem tomadas as providências cabíveis;
6 – Lembrar-se de manter
constantemente o respeito e o comportamento adequado a um ambiente formado por
adultos, adolescentes e crianças; sendo por isso proibido o namoro, sentar-se
no chão, nas mesas ou no colo um do outro;
7 – Adotar comportamento adequado
em toda e qualquer prática escolar, observando que será considerado ato
indisciplinar: atrapalhar o andamento das aulas; faltar com respeito à Direção,
aos professores, colegas e funcionários; apresentar conduta imprópria nas
dependências da Instituição;
8 – Fica proibida qualquer
espécie de comemoração com práticas abusivas aniversário, por exemplo) no
interior do Colégio. Caso haja insistência, haverá punição mediante as normas;
9 - Colaborar com a
preservação do Patrimônio Escolar e
todo o material utilizado em sala de aula ou áreas de entretenimento. Manter
limpo e organizado todo o ambiente da Instituição;
10 - Ocupar a sua carteira
na sala de aula, evitar a troca de lugares e o uso de corretivo para rabiscar
qualquer objeto dentro da sala, principalmente carteiras. O uso do corretivo é proibido nesta Escola;
11 - Manter-se em sala de
aula, respeitando o professor e os colegas; não deverá sair de sala sem
autorização prévia do professor, bem como esperá-lo em sala de aula entre um
intervalo e outro. É terminantemente
proibido tomar água, ausentar-se da sala de aula a cada troca de professor.
12 – Portar o material solicitado
para as aulas (dicionários, por exemplos); observar e cumprir os acordos
firmados com os professores no sentido de cumprir as determinações;
13 - Evitar apelidos e frases pejorativas e similares
no ambiente escolar, como também manter, conservar a sala de aula limpa, com
tudo mantido na mais perfeita ordem no ambiente;
14 - Não será permitida a saída do aluno no horário das aulas (apenas em extrema necessidade fisiológica ou de saúde). Qualquer saída só poderá ser realizada mediante autorização do pai, mãe ou responsável, de preferência feita por documento assinado pelo mesmo(a); assim, o aluno só poderá ausentar-se da Escola mediante autorização prévia dos pais, cabendo a estes entrarem em contato com a Coordenação e autorizar ou não a saída do mesmo;
15 - Fica proibido o uso de chiclete, ou similar, em todas as atividades e dependências da escola (classe ou extra-classe), bem como jogos que não sejam educativos ou desportivos;
16 - Trazer atestado médico quando precisar faltar por questões de saúde, bem como para abonar as faltas pertinentes às atividades práticas da disciplina de Educação Física (obrigatória);
17 – Fica terminantemente proibido o uso de celular ligado na sala de aula por alunos e professores, bem como no pátio, em qualquer horário, com músicas ou barulhos similares;
18 - Entregar aos responsáveis as comunicações enviadas pela escola, devolvendo à Secretaria as confirmações de recebimento devidamente assinadas;
19 – No caso de precisar faltar avaliação por questões de saúde, ou outro motivo justo, no prazo máximo de 72 horas, o aluno deve entregar à Coordenação o requerimento solicitando à Direção da Escola a autorização para fazer a REPOSIÇÃO de provas. O requerimento deve especificar a disciplina, nome do professor, conter a assinatura do aluno e seu responsável, e tem o custo determinado de R$ 5,00 (cinco reais) por avaliação perdida e justificada; a reposição de provas só será feita com atestado médico ou em caso de justificativa extrema;
20. Fica proibido fazer uso de qualquer aparelho
eletrônico (dentre os quais: walkman, smartphone, disc man, mp3, iPod, câmara
digital, filmadora, aparelho celular e semelhantes). Tal prática será observada
em todos os setores do Colégio, inclusive em sala de aula pelos professores.
Desta forma, o aluno que utilizá-los inadequadamente será retirado de sala e o
equipamento será entregue à Direção, sendo que a retirada do mesmo, só poderá
ser feita exclusivamente pelos responsáveis.
PEDAGÓGICAS
1.Respeitar e acatar as determinações dos
professores;
2. Efetuar as tarefas solicitadas pelos
professores;
3. Entregar trabalhos e tarefas nos prazos
estipulados;
4. Utilizar devidamente o material didático;
5. Participar das atividades propostas pelo Sistema
Objetivo de Ensino (uso do portal);
6. Participar das atividades propostas pelo
professor durante as aulas;
7. Cumprir os períodos, prazos referentes à
realização de tarefas passadas pelos professores;
8. Apresentar-se, quando convocado pelo professor,
pela Coordenação ou Direção;
9.Cumprir todas as responsabilidades pertinentes ao
bom andamento das atividades do grupo.
MEDIDAS DISCIPLINARES A SEREM APLICADAS MEDIANTE INFRAÇÕES DISCENTES
. 1ª Ocorrência – Advertência verbal;
. 2ª Ocorrência – Suspensão de 1 dia;
. 3ª Ocorrência – Suspensão de 3 dias;
. 4ª Ocorrência – Suspensão de 5 dias;
. 5ª Ocorrência – Transferência.
Toda
medida disciplinar será oficializada aos pais e ou responsáveis. Em caso de
suspensão a entrada do(a) aluno(a) estará condicionada à presença dos pais e/ou
responsáveis.
Comportamento(s) inadequado(s) de um grupo de alunos ou classe(s), cujos responsáveis não sejam identificados, sofrerá(ão) penalidade coletiva, a ser aplicada conforme a gravidade do ato. A Direção avaliará e tomará todas as medidas cabíveis.
Comportamento(s) inadequado(s) de um grupo de alunos ou classe(s), cujos responsáveis não sejam identificados, sofrerá(ão) penalidade coletiva, a ser aplicada conforme a gravidade do ato. A Direção avaliará e tomará todas as medidas cabíveis.
OBSERVAÇÕES:
. O(A) aluno(a) com celular ligado em hora de prova terá a sua avaliação
anulada, recebendo, de imediato, nota zero;
. Os preparativos, encaminhamentos para a colação de grau do 3º ano do
ensino médio serão mediados pela Direção da Escola, comissão representativa dos
alunos e de pais.
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